Um total de 30 organizações de Palhoça estão na fase final do processo de certificação do Programa Selo Social Palhoça 2024. A iniciativa, gratuita, reconhece projetos de impacto social com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos na Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Até o momento, mais de 90 iniciativas sociais já foram submetidas por órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil que seguem na busca do reconhecimento. O programa é realizado pelo Instituto Selo Social e conta com articulação da Prefeitura de Palhoça, por meio da Secretaria de Assistência Social. As capacitações são realizadas com patrocínio da Eurotec Nutrition, Hurbana, Únilos Cooperativa Ailos, Shopping ViaCatarina e Rede Salesiana Brasil (patrocinadora nacional). O programa ainda conta com articulação da Unisul e da Associação Empresarial de Palhoça – ACIP.
Este é o terceiro ciclo do Selo na cidade e tem como tema “Inovando e Integrando Palhoça”. Neste ano, além de todas as novidades do programa, que foi reformulado para 2024, um dos critérios de certificação é que as organizações planejem e executem alguma inovação dentro das iniciativas que desenvolvem.
Formação de agentes sociais
O Selo Social promove a formação e capacitação dos participantes. Durante o último encontro presencial, o grupo teve assessoria para finalizar os projetos na plataforma antes da avaliação, capacitações sobre como medir o impacto social das ações que desenvolvem e aliar com as metas dos ODS, marketing para divulgação de projetos sociais, além de um workshop sobre como fazer um “pitch e vender as ideias das iniciativas sociais de cada organização, buscando estreitar parcerias e angariar recursos.
As formações do Selo Social são realizadas durante todo o ano. Para chegarem até o final do processo de certificação, os participantes precisaram atender a diversos critérios, que vão desde a presença nos encontros até a demonstração de impactos internos e externos dos projetos, dentre outras exigências.