A dica é para quem está procurando enfeites de Natal: nesta terça-feira (17) e quarta-feira (18), o Centro Cultural Laudelino Weiss, localizado junto à Praça Sete de Setembro, no Centro de Palhoça, será palco de uma exposição de artigos produzidos pelos alunos e professores das Escolas Artesanais de Palhoça, com destaque para os itens natalinos.
As Escolas Artesanais são mantidas pela Prefeitura, com cursos realizados em estruturas instaladas no Centro, na Ponte do Imaruim, no Jardim Eldorado, no São Sebastião e na Pinheira. “A atividade das nossas Escolas Artesanais vai além do aprendizado do artesanato, porque o resultado das aulas é de uma qualidade impressionante e a comercialização desses artigos de extremo bom gosto pode se transformar em uma renda alternativa para o aluno”, destaca Jeferson Ramos Batista, presidente da Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC) de Palhoça, mantenedora das Escolas Artesanais.
A exposição conta com artigos produzidos durante os cursos ministrados nas escolas. Há trabalhos em artes aplicadas, bordado, corte e costura, crochê, tricô e pintura em tecido, por exemplo. Muitos dos trabalhos são temáticos, relativos ao Natal. Algumas das peças estão sendo comercializadas; outras, não, especialmente pelo valor sentimental.
“A mostra é o resultado de um ano de trabalho, de muito aprendizado, de muita interação entre instrutores e alunos. O fato de termos artigos de um nível tão elevado, dignos de uma exposição, confirma que o projeto tem sido executado com eficiência e estamos no caminho certo”, avalia o secretário executivo de Cultura de Palhoça, Caio Dorigoni.
Escolas Artesanais
Atualmente, Palhoça conta com cinco unidades das Escolas Artesanais, atendendo mais de 500 alunos.
Os cursos de artesanato disponíveis são: corte e costura, artes aplicadas, bordado a máquina, bordado a mão, pintura em tecido, pintura em tela, crochê e tricô.
Podem se inscrever para os cursos homens e mulheres a partir de 14 anos. As aulas são realizadas de forma presencial, até duas vezes por semana.