O projeto “CRAS no Seu Bairro”, realizado todas as sextas-feiras pela manhã na Faculdade Municipal de Palhoça (FMP), no bairro Ponte do Imaruim, foi idealizado pela servidora Andrezza Franzoni Alexandre, psicóloga, e sua antiga parceira de trabalho, Selma Ramalho de Paula, assistente social exonerada em 2023. Atualmente o projeto é executado em parceria com Amanda de Melo Troian, que assumiu a vaga de assistente social. A iniciativa busca aproximar os serviços do CRAS Jardim Eldorado das famílias do bairro, que representam mais de um terço das referenciadas à unidade e enfrentam dificuldades de acesso devido à vulnerabilidade socioeconômica e à distância física.
A ação, que teve como base as orientações do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), foi planejada a partir de dados obtidos pela equipe técnica na busca ativa de beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), assim como nos arquivos do CRAS, por meio dos quais foi possível identificar a necessidade de maior presença do CRAS na região. Entre os resultados alcançados estão o cadastramento e a atualização do Cadastro Único, necessários à manutenção dos benefícios como o PBF e o BPC e o atendimento de demandas específicas da comunidade, como orientações sobre direitos, acesso a equipamentos de saúde e encaminhamentos para programas sociais. Além disso, o projeto fortalece a visibilidade da Política de Assistência Social e aproxima a população dos serviços oferecidos.
Desde a sua implementação, o projeto tem demonstrado resultados significativos, que incluem o aumento gradativo da busca espontânea de atendimento no local e a consequente diminuição da presença de usuários que residem na Ponte do Imaruim no CRAS, uma vez que não precisam mais se deslocar até Jardim Eldorado. A presença no bairro facilita o acesso do usuário e possibilita dar maior agilidade ao atendimento.
Andrezza e Amanda destacam que “através do projeto CRAS no Seu Bairro’, ficou evidente a importância da busca ativa para a eficácia da Política de Assistência Social, especialmente na Proteção Social Básica.
No bairro Ponte do Imaruim, essa abordagem permitiu mapear beneficiários do Programa Bolsa Família e BPC, garantindo a atualização cadastral e a continuidade dos benefícios. Além disso, a busca ativa facilitou o acesso a informações e serviços públicos, e possibilitou a identificação de situações emergenciais e demandas específicas, muitas vezes invisíveis em um modelo de atendimento que espera o usuário procurar o serviço.”.
O “CRAS no Seu Bairro” tem se destacado como uma iniciativa transformadora, promovendo inclusão e garantia de direitos, e reafirma o compromisso de Palhoça em oferecer assistência social mais acessível e eficiente.