Vice-líder, com 10 vitórias consecutivas e com a chance de terminar a primeira fase na liderança. É assim que o JEC Futsal entra em quadra neste sábado (31), às 18h, em Uberlândia, contra um adversário fortíssimo em sua casa. O Praia Clube está invicto diante do seu torcedor e tem, ainda, a melhor defesa da Liga Nacional.
Os dois times já se enfrentaram duas vezes nesta temporada. Na final da Super Copa Gramado, o equilíbrio típico do confronto se fez presente e o JEC Futsal superou o time mineiro apenas na prorrogação para comemorar o bicampeonato.
Neste mês de agosto, as equipes voltaram a se enfrentar, desta vez, na semifinal da Taça Brasil e novamente a vitória foi tricolor. Com gols de Eder Lima, Henrique e Roni, o Joinville venceu, avançou à final e ficou com o título. Em contrapartida, na temporada passada, foi o Praia que comemorou no Centreventos Cau Hansen.
O confronto entre os times de Joinville e de Uberlândia tem, como tradição, o equilíbrio, a disputa e os placares mais apertados. E a expectativa é de mais um jogo duro. De um lado, o JEC Futsal embalado pela vitória no clássico, pela sequência de vitórias na Liga e pelo título na Taça Brasil. Do outro, um Praia consistente e que vem fazendo uma grande temporada, com dois vices já no currículo, na Supercopa e na Super Copa Gramado, além de uma vitória avassaladora para cima do líder Magnus.
Os números de JEC Futsal e Praia Clube
Jogando em casa, o time mineiro ainda não foi superado por nenhuma outra equipe. São sete vitórias e três empates. Além disso, a defesa sólida dá à equipe comandada pelo técnico Alemão a melhor defesa da competição com apenas 21 gols sofridos em 20 jogos disputados – a equipe tem um jogo a menos que será disputado no dia 4 de setembro. No setor ofensivo, Gilvan carrega a artilharia com 12 gols dos 51 marcados pela equipe.
Em contrapartida, o JEC Futsal é o visitante mais indigesto da Liga Nacional. Fora de casa, são sete vitórias, uma derrota e três empates, a melhor campanha longe de casa entre os 24 times que disputam a competição. Além disso, o Tricolor tem a quarta melhor defesa, com 33 gols sofridos e é o quinto melhor ataque, com 60 gols marcados. Fernando é o goleador da equipe com 17 gols, brigando, inclusive, pela artilharia da Liga, com quatro a menos do que o pivô Deives.
O técnico Herick Pereira reconhece a força do time mineiro, mas ressalta a importância do momento tricolor e da consistência do elenco.
“A equipe do Praia vem fazendo uma excelente temporada e vem com a confiança muito alta, recém ganhou do Magnus com uma autoridade absurda lá dentro de Uberlândia. Entretanto, quando vestimos essa camisa, não negociamos a nossa identidade muito menos a nossa essência. Sabemos das dificuldades que vamos enfrentar, mas colocaremos a bola no chão, pretendemos defender muito forte como sempre, assumir a responsabilidade do jogo e se Deus quiser trazer esses três pontos para casa que serão determinantes para a sequência”, ressaltou.
Desfalques do JEC Futsal para a partida
Além de um grande adversário, o Tricolor terá que driblar os desfalques para a partida. O goleiro Matheus e o fixo Ernani estão fora e só voltam nos playoffs, que serão disputados a partir de outubro, após pausa na Liga para a disputa da Copa do Mundo de Futsal.
Ambos tiveram lesões musculares na posterior da coxa, o camisa 1 sofreu uma lesão por afastamento no bíceps femoral e o fixo teve uma lesão por afastamento no músculo semimembranoso.
Já os capitães Xuxa e Henrique têm expectativa de retorno em duas semanas. Xuxa tem um edema ósseo com lesão na origem do tendão conjunto isquiotibiais e Henrique sofreu uma lesão no tendão do flexor curto dos dedos do pé direito.