É inegável que as duas vitórias de Salmir Silva (MDB) para prefeito de Biguaçu em 2020 e agora em 2024 tem muita influência de seu vice prefeito Alexandre Souza (PODEMOS) que ajuda transmitir credibilidade e responsabilidade a dupla que administra a cidade.
Diante da acachapante vitória que os dois tiveram em 6 de outubro último contra um adversário conhecido pela sua popularidade com mais de 70% dos votos válidos fica evidente que a população aprovou a gestão deles. O caminho natural para as eleições de prefeito de 2028 é Salmir retribuir a parceria e indicar seu vice para ser o candidato da continuação. Até porque Souza não esconde de ninguém essa pretensão. No entanto nunca se deve falar em projetos com tanta antecedência na política e essa possibilidade depende de inúmeras conjunturas mas principalmente no poder de articulação de Alexandre nos próximos 4 anos.
Fatores que ajudarão Alexandre
Muitas fatores como a qualidade do segundo mandato assim como manter o grupo coeso com o apoio do MDB, maior partido da cidade, em seu nome, não crescimento da popularidade de outras lideranças no município, engajamento de Salmir e até mesmo a possibilidade de êxito numa possível candidatura a deputado de Silva vão dar o norte para a facilidade ou não de Alexandre ser o candidato do grupo nas próximas eleições municipais.
O caminho mais evidente é do vice prefeito ser o indicado mas o poder dele em convencer, manter a popularidade em alta, demonstrar confiabilidade aos aliados e principalmente conseguir montar uma equipe de planejamento financeiro, de trabalho, de marketing e que viabilize uma proposta de governo será a cereja do bolo para as pretensões de Souza.
Popularidade
Por que hoje a popularidade de Alexandre é indiscutível. O vice prefeito já é abordado nas ruas por pessoas que querem vê-lo como candidato a prefeito depois desse mandato. Muitos dizem que votaram em Salmir nessas eleições para poder facilitar a ida de Souza para a disputa em 2028. Alguns chegam a dizer que se Alexandre não for candidato vão ficar extremamente chateado com ele. Muitos votos que a dupla teve em outubro último são de eleitores do vice e não do prefeito. Com certeza se for feito uma pesquisa hoje de tendencia eleitoral para o próximo pleito municipal (a entourage política de Salmir já sabe disso) o nome de Alexandre sairá na frente.
Compromisso
Não existe oficialmente, pelo menos nunca ouvi da boca do Salmir, um compromisso verbal do atual prefeito a Alexandre, mas para quem conhece Silva entende que o apoio dele a Souza deve ser natural. A prova disso é a vontade do Salmir em candidatar-se a deputado estadual em 2026. Ninguém sonharia em disputar uma nova eleição em 2 anos para deixar a prefeitura, caso houver êxito, na mão de uma pessoa que não se pretende apoiar.
Alexandre tem a faca e o queijo na mão mas todo o cuidado é pouco. Até porque já existem especulações de futuros candidatos do grupo em torno de outros nomes principalmente dentro do MDB. Ainda falta muita água para passar embaixo da ponte. Vamos ver no que vai dar.
Em maio de o ano passado (2024), antes das eleições, esse colunista aqui entrevistou Alexandre Martins de Souza no Em Foco Podcast. O internauta poderá clicar no link abaixo e conhecer um pouco do vice-prefeito de Biguaçu.
https://youtu.be/_no0vkFDrLY?si=-vECH2CqtHdEUto4