O vereador licenciado, Lucas Manequinha (MDB), 29 vêm mostrando atenção pelo trabalho que vêm fazendo como secretário de obras da Prefeitura Municipal de Biguaçu. Eleito pela segunda vez vereador, Manequinha é o que tem mais tempo dentro da sigla e apesar da juventude já acumula muita experiência política. Já foi presidente da câmara municipal e durante dois anos foi presidente da comissão de legislação e justiça, a mais importante do legislativo. E agora assumiu a secretaria de obras e implementou uma dinâmica diferente que vêm sendo elogiada pela rapidez, organização e resolubilidade.
Segundo vereador mais votado da cidade, Luquinha, como ele é conhecido, não poupa elogios ao prefeito reeleito Salmir Silva (MDB) e diz que o apoia como candidato a deputado estadual ano que vêm, seja qual partido for. “É extremamente importante para Biguaçu a viabilização de Salmir como candidato. Nossa cidade precisa, de uma vez por todas, ter um representante na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Um deputado do município, que fica do lado da capital, é primordial para trazer investimentos para a cidade”. Idealiza Manequinha.
“Salmir tem capacidade de gestão e muita entrega de serviços em seu currículo político. Dentro da ALESC ele terá condições de defender pautas que beneficiarão Biguaçu e região”, deslumbra Lucas.
MDB terá candidato a prefeito em 2028
Manequinha também defende que o MDB não pode deixar de ter candidato a prefeito em 2028. “Somos a maior bancada, maior partido e historicamente sempre participamos como cabeça de chapa em eleições majoritárias no município”, salienta o secretário de obras.
O MDB tem 6 vereadores na câmara municipal e dois deles se licenciaram para assumir secretarias fazendo com que os suplentes da sigla assumissem o legislativo tornando um grupo coeso de 8 integrantes. Outro fato que demonstra a força do partido é que os 4 vereadores mais votados em outubro de 2024 (Luan, Luquinha, André Clementino e Sandro) são do MDB.
Lucas lembra do PP, que sempre foi protagonista politico na cidade, que a partir da hora que ele não lançou mais candidato a prefeito e apoiou o Ramon pelo PSD em 2026 como cabeça de chapa tendo uma indicação para vice, o partido só definhou e agora não consegue eleger nem vereador. Por isso o MDB não pode nem indicar o vice e sim ser cabeça de chapa nas próximas eleições municipais.
Secretaria de obras atende em torno de 30 demandas diárias
Com Luquinha, foram criados a função de15 coordenadores que trabalham com mais ou menos 10 integrantes por equipe. Assim facilitou o trabalho por que a comunicação ficou rápida e transparente. Tem equipe que arruma buraco, outra que limpa galeria, que roça e assim vai. Com isso os coordenadores tem autonomia para resolver o serviço que foi estabelecido. Lucas se reúne diariamente a tardezinha com os coordenadores para despachar o que deve ser feito porque são em torno de 30 solicitações de serviços por dia. Tudo está organizado numa planilha que é alimentada até a resolução total do trabalho. O secretário de obras cobra e recebe fotos e dados das demandas que estão sendo feitas. Com isso consegue mais rapidez e soluções dos ofícios porque a comunicação é facilitada. Mesmo não estando lá, Luquinha consegue controlar tudo dando eficiência, organização e êxito nos serviços.
Muitas demandas vêm dos vereadores. Segundo Manequinha, os que mais pedem por serviços são Sandro, Luan, Israel, Gato e Chimia. E também tem as solicitações que são feitas no balcão da secretaria, na ouvidoria e pelo telefone.
São pedidos para manutenção das estradas, drenagem, limpeza urbana, abertura e valas e córregos, hidrojateamento (que é um tipo de limpa fossa), recolhimento de barreiras e de lixo volumoso. Dependendo, a resolução do serviço, depois de solicitado, leva de uma a 3 semanas para conclusão.
Já as solicitações de rua que precisa ser asfaltada por exemplo, que muitos pensam ser uma atribuição da secretaria de obras, Lucas informa que uma demanda da secretaria de planejamento que tem que licitar e captar recursos. Mas mesmo assim Luquinha manda ofício para secretario e prefeito informando sobre o pedido.