Biguaçu: Dezembro Vermelho terá ações de prevenção descentralizadas no município

Equipes estarão mobilizadas nos bairros Centro, Bom Viver e Prado entre os próximos dias 5 e 17.

A idade mínima para participar é 14 anos e os interessados deverão levar documento de identidade e/ou o cartão do SUS (se tiver). (Foto: Divulgação)

A prevenção ao HIV e às Infecções Sexualmente Transmissíveis será o foco da próxima grande mobilização promovida pelo Centro de Testagem e Aconselhamento, da Secretaria de Saúde de Biguaçu. Em alusão à campanha Dezembro Vermelho e ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, entre os dias 5 e 17 serão realizadas ações itinerantes, com a disponibilização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B, em três bairros do município. 

O CTA, que funciona anexo à Policlínica Municipal, no bairro Praia João Rosa, está inserido em um conjunto de estratégias de prevenção, aconselhamento e diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), contribuindo para a interrupção da cadeia de transmissão do HIV, assim como das Hepatites B e C, e da Sífilis. Com a presença de equipes nas comunidades, o setor também pretende facilitar o acesso aos serviços. 

A idade mínima para participar é 14 anos e os interessados deverão levar documento de identidade e/ou o cartão do SUS (se tiver).

Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma pequena quantidade de sangue, retirada da ponta do dedo, e os resultados saem em até 30 minutos. O sigilo dos resultados é garantido. Em caso de resultado positivo, o paciente é encaminhado para tratamento e acompanhamento.

Confira o cronograma das ações: 

5 de dezembro, quinta-feira

Horário – das 9h às 15h

Local – Praça Nereu Ramos, bairro Centro

10 de dezembro, terça-feira

Horário – das 9h às 15h

Local – Praça em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Bom Viver, na Rua Edilar Ângelo Valler 

17 de dezembro, terça-feira 

Horário – das 9h às 15h

Local – Rua Treze de Maio, nº 1110, bairro Prado

Sobre a campanha

O Dezembro Vermelho é uma campanha nacional, instituída pela Lei nº 13.504/2017, que marca uma grande mobilização na luta contra AIDS e outras ISTs, chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. 

Já o Dia Internacional de Luta Contra a AIDS, comemorado em 1º de dezembro em todo o mundo, foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1987.


WhatsApp